SETEMBRO AMARELO : “ AS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO AJUDA”, COMEMORA PSICÓLOGA
Edilza alertou para casos de suicídio de crianças e idosos.
Durante entrevista no programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 a psicóloga Edilza Bastos falou sobre ações educativas promovidas em função do Setembro Amarelo, mês de combate ao suicidio e hoje é data alusiva para tratar o tema. A iniciativa da Secretaria de saúde do município apresenta o tema "Celebrando a vida", com a finalidade de mobilizar a população para a conscientização sobre o assunto, além de informar e orientar sobre a importância de buscar apoio psicológico. "Poderia ser todo dia , o cuidado e o olhar com o outro ", afirmou
Segundo a especialista, o número de atendimentos no CAPS (c entro de Atenção Psicossocial (CAPS) triplicou no período da pandemia. " É bom saber que as pessoas estão buscando ajuda" , disse. " Temos uma equipe multidisciplinar pronta para atender , ouvir”, pontuou.
Ela explicou que 90% das pessoas que se suicidam têm transtornos psíquicos como ansiedade e depressão . “Os fatores genéticos, acidentes com sequelas, doenças graves que causam dor, fatores psicológicos como perdas afetivas, históricos de abuso, discriminação sexual, o abuso de droga são causas que também promovem o suicídio”, pontuou. A psicóloga também falou sobre fortalecer fatores de proteção. “ Auto estima elevada, amor próprio, bom suporte familiares se sentir pertencente, fé, grupos culturais , atividade física são de extrema importância para afastar a possibilidade”, disse.
Edilza alertou para casos de suicídio de crianças e idosos. “As crianças dão sinais de que as coisas não vão bem”. Ela exemplificou que muitas crianças se comunicam através de bilhetes e desenhos, com pais distantes , ou no desenho elas estão chorando " Os pais precisam ficar atentos ", alertou.
No caso dos idosos, a especialista pontuou a depressão: "Nem todo idoso tem depressão, mas muito apresentam quadro depressivo pois estão na reta final da vida".
Durante o mês de setembro todas as unidades do CAPS, das 9h às 12h, com as seguintes ações:
- Grupos e oficinas;
- Triagens;
- Acolhimento;
- Consultas médicas com psiquiatra e neurologista
Também serão promovidas palestras e assembleia, nas datas abaixo:
- 13/09 - Assembleia com profissionais e usuários no CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD);
- 21/09 - Grupo com psicólogos no CAPS Infantil
- 30/09 - Palestra com o psiquiatra André Luiz, no CAPS Infantil
No CAPS Adulto serão realizados todas as manhãs ciclos de palestras, com acolhimento e consultas médicas.
Locais:
CAPS AD
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 25 - Cidade Nova
CAPS Adulto
Endereço: Praça Florêncio Gomes, 460 - Centro
CAPS Infantil
Endereço: Rua Osvaldo Cruz, 333 - Cidade Nova
Deixe seu comentário para SETEMBRO AMARELO : “ AS PESSOAS ESTÃO BUSCANDO AJUDA”, COMEMORA PSICÓLOGA