SOTEROPOLITANOS BEBEM EM EXCESSO, DIZ PESQUISA
SOTEROPOLITANOS BEBEM EM EXCESSO, DIZ PESQUISA
Uma pesquisa divulgada ontem (25) pelo Ministério da Saúde aponta que Salvador é a capital campeã em consumo abusivo de bebidas alcoólicas. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2018, dos soteropolitanos ouvidos, 23,5% afirmaram ter ingerido doses superiores ao que é considerado abusivo pela pasta, sendo 32% dos homens e 17% das mulheres.
O Ministério da Saúde entende como consumo abusivo de álcool a ingestão, em uma única ocasião, de cinco ou mais doses, para homens, ou quatro ou mais doses, para mulheres. A dose corresponde a uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça, uísque ou qualquer bebida alcoólica destilada.
No histórico dos últimos dez anos, o índice de consumo abusivo de álcool na capital baiana já era alto (24,9%). A ingestão já alcançou o pico de 26,6% em 2012 e o menor índice em 2017 (20,8%). A média do período é de 26,1% da população.
A pesquisa também indica que os soteropolitanos estão acima do peso, não consomem frutas e hortaliças regularmente, praticam pouca atividade física e ficam muitas horas em frente às telas de celulares, tablets e computadores.
Deixe seu comentário para SOTEROPOLITANOS BEBEM EM EXCESSO, DIZ PESQUISA