SPU LEILOA CASARÃO HISTÓRICO EM ILHÉUS
O leilão virtual está marcado para o próximo dia 21, com lance mínimo de R$ 670 mil
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) decidiu leiloar o casarão da Rua Conselheiro Dantas, no Centro Histórico de Ilhéus. O leilão virtual está marcado para o próximo dia 21, com lance mínimo de R$ 670 mil. As ofertas poderão ser feitas até as 9h59min do mesmo dia, no Portal VendasGov.
De acordo com o Coletivo Preserva Ilhéus, em 2018, a União cedeu o imóvel ao município de Ilhéus a fim de que ali fosse instalada a Secretaria de Meio Ambiente, o que desoneraria os cofres públicos com os custos de aluguel. No entanto, como o contrato foi descumprido pela Prefeitura, a União o rescindiu, de forma unilateral, informa o movimento, que reúne instituições da sociedade civil organizada. Em 2021, parte da fachada do prédio desabou.
Conforme coletivo, o prédio foi erguido no final do século 19, pelo Coronel Aureliano Brandão (Tico Brandão), e, por muitos anos, abrigou a Marinha Mercante e o Ministério dos Transportes. A advogada Marta Serafim, voluntária do Preserva Ilhéus, lamenta que a destinação do prédio seja o leilão. Segundo a profissional, nada garante que o comprador será obrigado a preservar o patrimônio arquitetônico e a memória do município.
"Ilhéus perde, mais uma vez, a oportunidade de utilizar o local e de transformá-lo em um ponto de visitação turística, resultado da negligência dos gestores públicos municipais que não vêm cuidando do nosso patrimônio, o que caracteriza improbidade administrativa”, alerta a advogada.
O Coletivo Preserva Ilhéus acrescenta que a decisão da SPU foi tomada no bojo das discussões suscitadas pelo desabamento de parte do prédio centenário da União Protetora dos Artistas e Operários, ocorrido no último dia 30.
Fonte Pimenta Blog
Resposta de Givaldo Galdino dos Santos
É uma pena. Parte de nossa cultura sendo excluída de nossas memórias.
★ ★ ★ ★ ★ Em 12-05-2024 às 16-20h 5