SUBSECRETÁRIA DE SAÚDE CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DE VARIANTES IDENTIFICADAS NA BAHIA
Do Metro 1.
A secretária de Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim, afirmou nesta sexta-feira (27) em entrevista à Rádio Metropole que os quatro primeiros registros de variantes da Covid-19 confirmados no estado são decorrentes de transmissão comunitária.
Segundo Paim, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) apontou que se tratam de três casos da cepa delta, de origem indiana, e um da beta, originária da África do Sul. Entre os infectados estão um morador de Feira de Santana, outro do município de Vereda, no extremo norte, e dois tripulantes de uma embarcação estrangeira que aportou em Salvador.
De acordo com a secretária, nenhum desses pacientes – que ainda estão sendo monitorados – ainda havia sido vacinado contara o novo coronavírus.
"[A transmissão é] provavelmente comunitária, e o espalhamento desse vírus é maior do que o vírus da Covid. É uma mutação do vírus da Covid, o seu o espalhamento e bem maior. Então a gente acredita, sim [em transmissão comunitária. E é importante lembrar que esses casos aconteceram há 30 dias ou mais”, informou Paim.
A secretária afirma que, após a identificação das variantes, tanto a Vigilância Epidemiológica do Estado quanto as vigilâncias municipais atuam para no rastreamento de possíveis novos registros. Ela diz que, para barrar ao avanço das cepas, o processo de vacinação deve ser intensificado e ampliado.
Já a terceira dose do imunizante anti-Covid em idosos começará a se aplicada em pessoas com 80 anos ou mais e assistidas em asilos.
“Nós vamos testar e sequenciar todos os pacientes que estão nas UTIs da Bahia. Além disso, vamos solicitar a aceleração da vacinação, com horário estendido, e abranger a maior parte da vacinação”, disse.
“Esses pacientes não haviam sido vacinados. Então percebam o quanto é importante, além da máscara, do distanciamento físico, do uso do álcool gel, a vacinação”, observou.
Deixe seu comentário para SUBSECRETÁRIA DE SAÚDE CONFIRMA TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA DE VARIANTES IDENTIFICADAS NA BAHIA