TEATRO POPULAR DE ILHÉUS REALIZA ESTUDOS DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA SUA NOVA SEDE
Serão utilizados recursos para a elaboração e aprovação do projeto, lançamento da campanha de arrecadação para construção e pequenos investimentos na estrutura para a ocupação inicial do espaço com cursos e oficinas.
O grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) após o sucesso da sua programação gratuita realizada nos meses de maio e junho na Praça São João Batista no bairro do Pontal continua neste mês de julho a desenvolver estudos para a criação do projeto de construção da sua sede própria, que está sob responsabilidade técnica do arquiteto e urbanista Carl von Hauenschild.
Desde 2005 colaborando com o TPI na concepção de um espaço próprio para sediar as ações culturais do grupo, Carl, que é formado em Planejamento Urbano Regional e Arquitetura pela Technische Universitaet Stuttgart, na Alemanha sendo há 44 anos, sócio-diretor do Grupo de Planejamento Urbanismo Arquitetura Ltda (URPLAN), tem vasta experiência na área de arquitetura cultural e projetos cenotécnicos e foi responsável pela supervisão técnica dos projetos executivos da reforma do Teatro Castro Alves e pela reformulação completa do Teatro Vila Velha, ambos em Salvador-BA.
De acordo com Carl, o foco inicial do estudo está voltado para identificar a capacidade de aproveitamento do solo do imóvel em função de suas dimensões e restrições legais de uso e ocupação. Vai apontar também as etapas que podem e devem ser executadas aos poucos e que gerem possibilidades de uso e ocupação artística do espaço pelo coletivo cênico, sem inviabilizar a continuidade das etapas de construção do novo imóvel, além da captação em paralelo e contínua de recursos para viabilizar o desenvolvimento das obras durante 5 ou mais anos. Em sua totalidade, o projeto será dividido em pelo menos 5 etapas. Uma delas compreende a construção do espaço cênico e tem como característica a multiplicidade de formatos, podendo ser usado como palco italiano, estrutura com plateia frontal, ou ainda como arena de duas, três ou quatro faces.
Na primeira semana de julho a assistente técnica do projeto, a arquiteta e urbanista Monise Novais, visitou o terreno doado ao TPI pelos sócios-remidos do antigo Clube Social do Pontal localizado à rua Coronel Pessoa no tradicional bairro ilheense. Segundo Monise, o primeiro passo para a instalação do mais novo teatro da cidade começará com o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) visando a avaliação do entorno do terreno com abordagem das análises histórica, urbanística, paisagística e ambiental, além das necessidades de infraestrutura e tipologia do solo. Após o desenvolvimento dessas etapas e elaboração do Termo de Referência do projeto, será lançada a primeira etapa da campanha de captação de recursos financeiros necessários para a edificação do espaço cultural.
Para este segundo semestre em curso, o TPI conta com recursos já aprovados de emendas parlamentares ao orçamento da Secretaria Especial de Cultura de Ilhéus, oriundos de propostas da vereadora Enilda Mendonça e dos vereadores Sérgio do Amparo, Cláudio Magalhães e Fabrício Nascimento. Estes recursos serão utilizados para a elaboração e aprovação do projeto, lançamento da campanha de arrecadação para construção e pequenos investimentos na estrutura para a ocupação inicial do espaço com cursos e oficinas.
O Teatro Popular de Ilhéus é uma instituição cultural privada, parcialmente mantida pelo programa de Ações Continuadas de Instituições Culturais – uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia.
Deixe seu comentário para TEATRO POPULAR DE ILHÉUS REALIZA ESTUDOS DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA SUA NOVA SEDE