TEATRO POPULAR DE ILHÉUS SE PREPARA PARA REFUNDAR O BRASIL COM O ESPETÁCULO “COMO PROVAR QUE A TERRA É REDONDA”
Depois de 4 anos de retrocesso sem precedente, é possível voltar a sonhar. Teremos de volta o Ministério da Cultura e mais, com uma mulher, negra, artista e engajada politicamente, na direção da pasta, a cantora e produtora cultural Margareth Menezes
Depois de 4 anos de retrocesso sem precedente, é possível voltar a sonhar. Teremos de volta o Ministério da Cultura e mais, com uma mulher, negra, artista e engajada politicamente, na direção da pasta, a cantora e produtora cultural Margareth Menezes. Já anunciaram que teremos na cultura um orçamento recorde para o próximo ano. Isso à nível federal. Na Bahia seguimos acreditando que podemos avançar na implementação de políticas públicas cada vez mais eficazes e que levem em consideração o quão estratégica é a cultura.
Este 2022 foi um ano gigante para o Teatro Popular de Ilhéus. Estreamos o espetáculo Sonhos – o que restou de nós depois da tempestade, circulamos por 8 cidades do sertão baiano e encerramos a turnê em Irará, a convite da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal. Foi incrível fazer nosso espetáculo na terra de Tom Zé, que cedeu gentilmente suas músicas para a cena final: O sonho. Foi mesmo um sonho apresentar em frente à futura sede do TPI, no Pontal, emocionante para o público e para o elenco que vê cada vez mais próximo o sonho de ter um teatro, o mais moderno da América Latina.
E enquanto o teatro não é construído o grupo migrou para a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), se aportou em dois ambientes, o Núcleo de Artes da UESC (NAU) e no Observatório Astronômico, ambos espaços importantes na trajetória do Teatro Popular de Ilhéus até aqui. Agora são sua sede provisória. De lá, o Teatro Popular de Ilhéus se prepara para refundar o Brasil com o espetáculo: Como provar que a Terra é redonda.
A montagem tem dramaturgia de Romualdo Lisboa, que também assina a direção junto com Luís Alonso-Aude. No elenco Tânia Barbosa, Márcia Mascarenhas, Aldenor Garcia e Pablo Lisboa realizam uma série de experimentações para comprovar, entre lágrimas e sorrisos (mais sorrisos do que lágrimas), que realmente a Terra é redonda.
De acordo com Romualdo, foi o espanto de se deparar com parte da sociedade brasileira se destacando pela falta de bom senso, pelo culto à ignorância, pelo mau-caratismo e desumanidade que motivou o grupo a provocar no público a vontade de redescobrir o conhecimento humano. “Para refundar o Brasil precisamos nos religar aos povos originários e reconhecer, questionando sempre, os avanços no campo da ciência e tecnologia que nos trouxeram até aqui”, afirma.
O espetáculo será falado na língua mãe de nossa região, o Tupinambá, e em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Com coordenação pedagógica de Katu Tupinambá, o elenco tem estudado a língua indígena dos povos Tupinambá. O espetáculo será legendado em português.
Entre tantas coisas boas que aconteceram em 2022, temos uma decepção para compartilhar com o público. A partir da iniciativa da Vereadora Enilda Mendonça e dos Vereadores Fabrício Nascimento, Cláudio Magalhães e Sérgio do Amparo, o Teatro Popular de Ilhéus recebeu, para o ano de 2022, emendas parlamentares impositivas para apoiar a construção de sua nova sede. Os Vereadores destinaram parte de suas emendas para o orçamento da Secretaria Especial de Cultura, mas o ano findou e o recurso não foi pago. Mesmo com todo empenho das equipes da Secretaria da Casa Civil e Secretaria Especial de Cultura, não recebemos. Uma decepção que esperamos que seja reparada ainda no mês de janeiro, já que é possível o pagamento via DEA - Despesas do Exercício Anterior.
A expectativa agora é que possamos iniciar o quanto antes a construção do nosso teatro e seguir pesquisando, criando, produzindo e circulando pelo mundo. O amor venceu o ódio e a arte salvou o Brasil. Sigamos.
O Teatro Popular de Ilhéus é financiado parcialmente pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, através do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda, Governo do Estado da Bahia.
Deixe seu comentário para TEATRO POPULAR DE ILHÉUS SE PREPARA PARA REFUNDAR O BRASIL COM O ESPETÁCULO “COMO PROVAR QUE A TERRA É REDONDA”