Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

TJ-BA DECIDE QUE EMBASA DEVE CUMPRIR LEI MUNICIPAL E REDUZIR TAXA DE ESGOTO DE 80 PARA 40%

TJ-BA DECIDE QUE EMBASA DEVE CUMPRIR LEI MUNICIPAL E REDUZIR TAXA DE ESGOTO DE 80 PARA 40%
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 08/07/2020 08h50
★ ★ ★ ★
4

A ação foi movida em 2018 por conta do descumprimento de uma lei municipal de 2016 de autoria do vereador Pablo Roberto.

O Tribunal de Justiça da Bahia apresentou um parecer favorável para a Associação de Defesa e Proteção dos Direitos do Consumidor do Estado da Bahia (Protege) na ação civil pública que pediu a redução de 80 para 40% sobre o consumo de água, para a tarifa de serviço de esgotamento sanitário no Município de Feira de Santana, prestado pela Empresa Baiana de Saneamento e Águas (Embasa).

A ação foi movida em 2018 por conta do descumprimento de uma lei municipal de 2016 de autoria do vereador Pablo Roberto. A Embasa recorreu e manteve a cobrança, porém na segunda-feira (6), o Tribunal de Justiça da Bahia determinou o cumprimento da lei. Segundo o advogado Magno Felzemburgh presidente da Protege, a decisão foi tomada por unanimidade.

“A lei foi aprovada pela Câmara Municipal e promulgada, porém não foi cumprida. Ingressamos com uma ação civil pública na justiça. A sentença foi dada favorável ao Protege pela juíza da 4ª Vara Cível Dalia Queiróz, que determinou que a Embasa cumprisse a lei. A Embasa recorreu da decisão e o Tribunal de Justiça na segunda-feira (6), por unanimidade deu voto a favor do Protege, ou seja, contra a Embasa. A Embasa apelou e perdeu”, informou Magno ao Acorda Cidade.

Segundo ele, a decisão cabe recurso. Ele disse também que o relator, o desembargador Mário Augusto Albiani Júnior, foi claro ao afirmar que o convênio entre a prefeitura e a Embasa não interfere no cumprimento da lei municipal.

“A resposta que o Tribunal deu foi a favor do consumidor de Feira de Santana e também respeita a autonomia legislativa da Câmara Municipal. Agora vamos aguardar os prazos de recurso, mas foi confirmada a decisão de que realmente quem decide sobre este percentual é o município de Feira de Santana. Mesmo que a Embasa tenha feito convênios com a prefeitura a termos de cooperação, o desembargador foi bem claro. Nada disso interfere no cumprimento de uma lei municipal. A decisão ainda não foi publicada, mas já está a disposição no site do Tribunal de Justiça”, afirmou.

Deixe seu comentário para TJ-BA DECIDE QUE EMBASA DEVE CUMPRIR LEI MUNICIPAL E REDUZIR TAXA DE ESGOTO DE 80 PARA 40%

Resposta de Antonio oliveira de jesus

E valido pra salvador porque aqui na cidade a embasa continua cobrando 80 % de esgoto onde estar os vereadores de salvador esses inuteis cidade sem lei.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 20-42h 5

Resposta de Marcia Cristina Freitas sakelliou

acho absurdo pagar todos mês e a embasa limpa o esgoto só quando quer quando entope nois temos ligar várias vezes ficar esperando com muita paciência e ligar novamente no ponto chego a pagar uma fortuna passa meses até ano mim sinto roubada

Em 08-07-2020 às 15-56h 1

Resposta de Edmilson Azevedo santa rosa

Isso que a embasa ta fazendo é um absurdo .Eu pagava 32.26 de água e 25.80 de esgoto esse mês o esgoto subiu pra 112.31 que absurdo e a água foi pra 98.84 que absurdo essa embasa ta fazendo aqui na itinga.ajudem ajente por favor

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 15-42h 5

Resposta de Joaquim

Quando o Legislativo exerce o seu papel em defesa do consumidor, a Sociedade tende a ganhar. Parabéns para o vereador Pablo.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-07-2020 às 12-55h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!