TRANSPORTE PÚBLICO: " A SITUAÇÃO ESTÁ BEM CRÍTICA ", AFIRMA ESPECIALISTA
“Um dos bairros mais afetados é o bairro Conquista. Antes da pandemia eram 200 viagens e hoje menos 88%. Uma queda bruta”, exemplificou.
Representante da Universidade Federal do Sul da Bahia durante reuniões da comissão permanente da Câmara de vereadores de Ilhéus, a professora especialista em mobilidade urbana, Peolla Paula Stein, participou do programa O Tabuleiro, Ilhéus FM 105.9 nesta terça-feira (14) e afirmou que o resultado da análise de dados sobre o uso do transporte coletivo em Ilhéus revela uma redução considerável o número das viagens.
Segundo a especialista, as empresas São Miguel e Via Metro enviaram documentos de janeiro de 2019 à janeiro deste ano. Após o decreto municipal que determinou o funcionamento da frota em 100%, em setembro do ano passado, a professora afirmou que 70% da frota está rodando na cidade, porém não está atendendo a necessidade dos usuários.
“Um dos bairros mais afetados é o bairro Conquista. Antes da pandemia eram 200 viagens e hoje menos 88%. Uma queda bruta”, exemplificou.
Diariamente no programa O Tabuleiro, usuários reclamam da falta de veículos, itinerários incompletos e falta de viagens no período da tarde e da noite. Moradores da zona rural sofrem ainda mais, há localidades que as viagens só acontecem até 12 h ou 14 h, deixando os usuários reféns de transportes alternativos que cobram valores absurdos. “ Para Castelo Novo o valor do transporte é de R$ 150 a R$ 200”, relatou Sara Barbosa, ouvinte do programa.
Peolla também disse que quanto mais tarde fica, aí que não tem ônibus mesmo. “A situação está bem crítica. Só existem duas linhas a noite”, disse. "O trabalho da comissão foi fazer o levantamento burocrático. Temos um desenho da realidade bem claro para que a prefeitura municipal tome a decisão", completou.
Deixe seu comentário para TRANSPORTE PÚBLICO: " A SITUAÇÃO ESTÁ BEM CRÍTICA ", AFIRMA ESPECIALISTA