TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA VOTA PROPOSTA DE CARTÓRIO ÚNICO PARA SERVIÇOS NESTA QUARTA (29)
O TJ-BA votará o projeto Cartório Único, que propõe a reestruturação dos serviços ofertados por cartórios em 89% dos municípios baianos.
Nesta quarta-feira (29), o plenário do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)votará o projeto Cartório Único, que propõe a reestruturação dos serviços ofertados por cartórios em 89% dos municípios baianos.
Caso a medida seja aprovada, a população destes locais terá apenas um local para resolução de todas as demandas como retirar certidão de nascimento, casamento, óbito ou para fazer uma averbação de compra e venda ou doação de imóvel.
A ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia (OAB/BA) formalizou, por meio do Ofício 0379/2022, uma manifestação contrária ao modelo de Oficio Único.
A instituição, que luta por varas especializadas, entende também que o serviço extrajudicial deveria se dar da mesma forma. A possível aprovação preocupa muitos gestores municipais do estado.
Em ofício destinado ao presidente do TJBA, o desembargador Nilson Castelo Branco, na última terça-feira (21), a União dos Municípios da Bahia (UPB), que representa os prefeitos da Bahia, se manifestou contrária a unificação de cartórios em municípios acima de 11 mil habitantes.
“A UPB externa sua preocupação com a diminuição significativa dos cartórios extrajudiciais. Tendo, inclusive, recebido diversos prefeitos que se manifestam contrário ao ofício único”.
Deixe seu comentário para TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA VOTA PROPOSTA DE CARTÓRIO ÚNICO PARA SERVIÇOS NESTA QUARTA (29)