TUPINAMBÁS PROTESTAM NA ILHÉUS-OLIVENÇA CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE
TUPINAMBÁS PROTESTAM NA ILHÉUS-OLIVENÇA CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE
Desde ás 07 horas da manhã desta quinta-feira (28), um grupo de indígenas Tupinambá fechou um trecho da BA-001, rodovia Ilhéus-Olivença, impedindo o tráfego no local. Eles protestam contra a municipalização dos serviços de saúde.
A assistência médica do povo indígena é de responsabilidade da Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI), pasta do Ministério da Saúde, que em nota já divulgada hoje faz esclarecimentos importantes. Veja abaixo:
“O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.
É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.
Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental.”
Deixe seu comentário para TUPINAMBÁS PROTESTAM NA ILHÉUS-OLIVENÇA CONTRA MUNICIPALIZAÇÃO DA SAÚDE