UNEB CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO LÍDER INDÍGENA CACIQUE BABAU
Cerimônia ocorre nesta quarta-feira, às 19h, e terá transmissão online
A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) concede nesta quarta-feira (30) o título de Doutor Honoris Causa a Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau Tupinambá. A cerimônia, marcada para as 19h, terá transmissão online, no canal da TV UNEB, no YouTube.
A honraria foi aprovada em 2019 pelos membros do Conselho Universitário (Consu) da Uneb e proposta pelo então representante discente do órgão, Vitor Amaral. Cacique Babau é uma personalidade conhecida internacionalmente como referência de luta pelos povos indígenas do Brasil, devido à sua defesa dos Tupinambás de Olivença em um violento conflito fundiário que atinge na atualidade o sul do estado brasileiro da Bahia, na região entre os municípios de Buerarema, Ilhéus e Una. Por causa deste conflito, Babau foi preso diversas vezes. "O título concedido a ele é uma forma de homenagem ao povo tupinambá, aos povos indígenas e aos nossos antepassados", disse Vitor Amaral, estudante de Pedagogia do campus de Teixeira de Freitas da instituição.
A solenidade será presidida pelo reitor José Bites de Carvalho e vice-reitor Marcelo Ávila, e contará ainda com a presença dos membros do Consu e da comunidade acadêmica da universidade.
O título de Doutor Honoris Causa da Uneb é conferido a professores, cientistas, educadores e personagens eminentes, nacionais ou estrangeiros, não pertencentes ao quadro da universidade, que tenham prestado serviços relevantes ao ensino, à pesquisa, às letras ou às artes.
Deixe seu comentário para UNEB CONCEDE TÍTULO DE DOUTOR HONORIS CAUSA AO LÍDER INDÍGENA CACIQUE BABAU