VALDERICO AFIRMA QUE DEVE IR À BRASÍLIA BUSCAR SOLUÇÕES PARA O AVANÇO DA MARÉ NA ZONA NORTE DE ILHÉUS

O avanço da maré na região é um problema antigo que vem causando diversos prejuízos a moradores e comerciantes
A zona norte de Ilhéus também foi pauta do prefeito eleito, Valderico Júnior, do União Brasil. Nesta quinta-feira (24), o programa O Tabuleiro divulgou a declaração de Valderico que aborda o tema e diz que deve ir à Brasília buscar os responsáveis e discutir o problema para solucionar de forma definitiva. "Eu tenho vários amigos da zona norte. A gente discute desde o problema em São Domingos e São Miguel com o avanço da maré. Nós temos que ir a Brasília resolver isso, buscar quem são os responsáveis, dialogar e construir soluções para aquilo. Nada paliativo e sim soluções definitivas. Com infraestrutura para todos os bairros", declarou.
O avanço da maré na região é um problema antigo que vem causando diversos prejuízos a moradores e comerciantes. Em setembro deste ano, uma cabana desabou com o avanço da maré, no bairro São Domingos, próximo a uma rotatória. Uma casa também ficou danificada, no bairro São Miguel. O muro foi completamente derrubado e cabos de energia ficaram expostos.
Em 2020, a Defensoria Pública do estado da Bahia encaminhou um ofício ao município em busca de informações sobre o eventual plano de recuperação das áreas degradadas e as medidas emergenciais adotadas para conter tal avanço, que destrói residências e cabanas de praias. Há registros de destruições causadas pela erosão desde 2015.
Em 2023, os danos foram registrados em São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo. No final de 2023 o município decretou emergência devido a áreas afetadas pelo avanço do mar na região costeira da Zona Norte. Na ocasião, foram colocados sacos de areia na tentativa de conter o avanço da maré, sem sucesso, já que os sacos foram levados pela força da água
Deixe seu comentário para VALDERICO AFIRMA QUE DEVE IR À BRASÍLIA BUSCAR SOLUÇÕES PARA O AVANÇO DA MARÉ NA ZONA NORTE DE ILHÉUS