Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR

VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 23/12/2023 22h48
★ ★ ★ ★ ★
1

Memorial Maria Odília, em homenagem à primeira médica negra, fica no bairro do Comércio.

Inaugurada no último dia15, a Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) possui uma ala inteira em homenagem a Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil. A exposição permanente conta a história da baiana, de origem humilde, que também foi a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia.

VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR

Netos e bisnetos da médica estiveram na ESPS, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, para receberem a homenagem em nome da família.

Nascida em São Félix do Paraguaçu em 1884 e falecida em Salvador no ano de 1970, Maria Odília Teixeira é homenageada a partir de um equipamento cultural em formato de árvore, como símbolo de ancestralidade, o visitante é convidado a conhecer e interagir com os fatos pertinentes à trajetória da médica. Ela também foi a primeira mulher a ser diplomada em medicina no Século XX.

VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR

A inspiração de sua carreira médica veio do pai, José Teixeira. Com ajuda de Tertuliano Teixeira, um de seus irmãos, ela conseguiu se formar em 15 de dezembro de 1909, se tornando a primeira mulher a ser diplomada em disciplina em medicina no Século XX. Cinco anos depois, ela estava lecionando Clínica Obstétrica na Faculdade de Medicina.

Telas foram dispostas ao redor da árvore, junto com ilustrações que representam diversas fases da vida de Maria Odília, com o objetivo de fortalecer vínculos com as lutas atuais.

VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR

Neto de Maria Odília, o médico André Lavigne lembrou o período em que morou com a avó na infância, no bairro do Barbalho, onde ela, com a idade já bastante avançada, atendia de graça a quem a procurava.

“Ela parou de trabalhar para cuidar da família. Dizia que casou com um homem de posses, que Deus foi muito bom, e ela tinha que retribuir atendendo os pobres de graça. Era uma pessoa simples. Vim saber há uns 15 anos que ela foi a primeira médica negra do Brasil. Era um doce, não se gabava de ser médica. Foi um exemplo para todos nós. Estimulou meu pai a fazer Medicina e ele nos ensinou também a fazer essa profissão por amor, sem olhar quem tem ou não tem”, relatou, durante a solenidade.

Agradecimento da família

É com imenso orgulho e honra que celebramos o legado da Dra. Maria Odília Teixeira Lavigne , primeira médica negra do Brasil, agora eternizada na ala especial da recém-inaugurada Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS).

Sua história inspiradora, homenageada em um lindo memorial em Salvador- Ba , fortalece e reconhece a trajetória brilhante que foi sua presença na medicina e na educação, tendo o pai Dr. José Teixeira com Diploma assinado pelo Imperador do Brasil, Dom Pedro II , tendo um filho também médico, Dr. José Léo Lavigne ( cremeb 54- faleceu com 101 anos em abril desse ano) sendo uma família marcada por desafios e conquistas, pois o racismo já diminuiu muito, é inclusive crime, mas infelizmente ainda existe implicitamente e a família até os dias atuais passa por enormes desafios , mesmo sendo todos tão estudiosos, especialistas, inteligentes e capazes. O legado de Dra. Maria Odilia transformou em inspiração e paixão para as futuras gerações da família, inclusive por seu neto primogênito , Dr. Eusinio Lavigne Neto ,que incrivelmente também tem uma linda trajetória de honrar a medicina fazendo por amor, sem se apegar a bens materiais, tendo o lucro apenas como consequência de um trabalho dignificante e tão nobre que é ser MÉDICO. Tudo isso só fortalece a importância e a conexão perpetuada de geração para geração, ensinando a exercer a profissão por amor, todos os netos e bisnetos também médicos atendem a todos com amor e atenção sem olhar quem tem ou não tem condições , são todos iguais a bisavó, médicos por excelência de caráter. 

Para conhecer um pouco mais sobre a história da Primeira Médica Negra, é necessário realizar o agendamento da visitação no site da escola, que serão realizadas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Esse foi o presente de Natal da Família Lavigne para toda as futuras gerações. Em nome de nosso Diretor, Primogênito neto Dr. Eusinio Lavigne, seus filhos e sobrinhos e colaboradores, nós desejamos um Natal de paz e saúde para todos e um 2024 renovador e de muito amor.

Deixe seu comentário para VEJA QUEM FOI MARIA ODÍLIA, A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA QUE GANHOU MEMORIAL EM SALVADOR

Resposta de Ronaldo Lisboa Brandão

Bom dia,eu sinceramente não tinha conhecimento sobre ela após uma visita ao local a trabalho me surprendir após para alguns minutinhos pra ler sobre ela eu faço parte de um grupo de escoteiro do mar que fica situado na fuzileiro naval e gostaria de ver a possibilidade de fazer uma visita com o grupo.

★ ★ ★ ★ ★ Em 02-05-2024 às 11-21h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!