Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

VENDA DA BAMIN E PARALISAÇÃO DO PORTO SUL: ILHÉUS NO CENTRO DE UM DEBATE ESTRATÉGICO

VENDA DA BAMIN E PARALISAÇÃO DO PORTO SUL: ILHÉUS NO CENTRO DE UM DEBATE ESTRATÉGICO
Por: Redação O Tabuleiro
Dia 06/01/2025 12h00
★ ★ ★ ★ ★
6

Especialistas destacam o potencial logístico da cidade e cobram ação política para destravar grandes projetos econômicos

Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, o programa O Tabuleiro, da Rádio Ilhéus FM, apresentado pelo comunicador Vila Nova, recebeu Helder Mendonça e Luiz Henrique Uaquim para uma análise aprofundada sobre o projeto Porto Sul, que permanece parado, e os desdobramentos da possível venda da BAMIN (Bahia Mineração) para a mineradora Vale. O debate trouxe à tona a importância estratégica de Ilhéus no cenário logístico internacional e o impacto econômico que grandes projetos poderiam trazer para a região.

Helder Mendonça destacou a posição privilegiada de Ilhéus e sua infraestrutura em potencial, especialmente com a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste). “Ilhéus tem a melhor logística. Nossa ferrovia tem uma capacidade exponencial de integrar o Brasil ao mercado internacional, conectando o Atlântico ao Pacífico e exportando a produção do oeste da Bahia e do Brasil. Estamos falando de milhões de toneladas de grãos, minério e outros produtos que podem ser escoados por aqui”, afirmou.

Ele também reforçou que a integração de modais (rodoviário, ferroviário e portuário) colocaria Ilhéus como alternativa aos portos já saturados de Santos e Vitória. “O mundo exige logística em grande escala, e o Porto Sul, junto à FIOL, tem potencial infinito. Precisamos de gestão, força política e cronogramas claros para que isso saia do papel”, concluiu.

Luiz Henrique Uaquim, por sua vez, chamou atenção para os desafios políticos que envolvem a retomada do projeto. Ele apontou a importância de maior engajamento das lideranças locais e da sociedade para garantir que Ilhéus e a região cacaueira aproveitem as oportunidades trazidas por esses grandes empreendimentos. “O impacto econômico e social desse projeto é gigantesco. Não podemos continuar sendo apenas espectadores. É hora de sentar com o governo federal e cobrar soluções. A Vale tem interesse, sim, mas precisamos garantir que esse interesse beneficie a nossa região”, enfatizou.

Uaquim também mencionou o crescimento do setor imobiliário em Ilhéus e alertou para a necessidade de infraestrutura adequada. “Ilhéus está se tornando a segunda ou terceira moradia de muitas pessoas no Brasil. Isso demanda bons hospitais, hotéis e serviços. Sem grandes projetos como o Porto Sul, não conseguiremos sustentar esse desenvolvimento.”

Durante a entrevista, Vila Nova reforçou que a política é um instrumento essencial para o progresso de Ilhéus. Ele cobrou atenção do prefeito Valderico Júnior e dos deputados estaduais e federais da Bahia. “Tudo passa pela política. Precisamos de representantes que pensem grande e saibam articular em Brasília para trazer esses investimentos. Ilhéus não pode mais ficar para trás.”

Por fim, Helder Mendonça questionou os próximos passos para a retomada do Porto Sul e da FIOL. “Onde está o projeto consultivo da FIOL? Qual o cronograma para conectar Caetité a Ilhéus? Sem respostas claras, continuaremos no atraso.”

Confira a entrevista completa:

" target="_blank">

 

Deixe seu comentário para VENDA DA BAMIN E PARALISAÇÃO DO PORTO SUL: ILHÉUS NO CENTRO DE UM DEBATE ESTRATÉGICO

Resposta de Antonio Sardinha

.Esquecem de analisar o contexto econômico e de viabilidade. Dizer que ilhéus é superior a Vitória... esconde o fato de que estamos concorrendo, ns verdade, com a Bahia de Todos os Santos, o maior Polo logístico potencial do Atlântico Sul, a 300 km de Ilhéus. O Porto Sul é um imenso equívoco de 17 anos. Já é um prejuízo gigante, e será mais ainda se investirmos novamente nele. Recomendo que o tabuleiro aprofunde esse debate com especialistas de logística nacional.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-01-2025 às 09-45h 5

Resposta de Aroaldo

Quem são os distintos entrevistados? Faltou a descrição (qualificação). Em qualquer matéria jornalística quando nomes são citados, geralmente vem acompanhado do currículo. Fica a dica.

★ ★ ★ ★ ★ Em 08-01-2025 às 08-55h 5

Resposta de Elias Gedeon

O Porto Sul poderá abrir a ser um extraordinário catalisador do desenvolvimento regional. Para tanto, é necessário maior entrosamento entre o setor público e privado.

★ ★ ★ ★ ★ Em 07-01-2025 às 17-39h 5

Resposta de Iury Marcel Souza Oliveira

Agora aparecem os especialistas kkkkkkkk, me poupe. Na minha visão quando se fala de especialistas para comentar seria alguém com um senso de noção totalmente entendedor. Para mim nenhum sabe do que está falando.

★ ★ ★ ★ ★ Em 06-01-2025 às 21-18h 5

Resposta de Grimaldo Jesus

Boa tarde O porto já está em andamento ou só no projeto. Se está qual a construtora responsável, sabem me informal

★ ★ ★ ★ ★ Em 06-01-2025 às 19-19h 5

Resposta de Jota carlos

PORTO SUL UMA FORMA ESTRATEGICA DE POLITICOS SE APODERAREM DE BENS PUBLICOS

★ ★ ★ ★ ★ Em 06-01-2025 às 15-33h 5
* Campos obrigatórios
Avalie Este Conteúdo: 1 2 3 4 5

Veja também:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!