VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: “HÁ UM AUMENTO SIGNIFICATIVO EM ILHÉUS ”, AFIRMA VEREADORA ENILDA
“Precisamos de uma casa de acolhimento com aparato social para acolher a mulher e os filhos”, salientou.
Durante participação no programa O Tabuleiro, Ilhéus Fm 105.9, nesta segunda-feira (10) a professora e vereadora Enilda Mendonça, falou sobre os números da violência contra as mulheres em Ilhéus que cresceu muito durante o período da pandemia. “ Há um aumento significativo”, disse. Só em janeiro a março de 2021 foram registradas 146 ocorrências por ameaça, 75 por lesão corporal, 1 por assédio sexual, 02 por importunação sexual, 03 por estupro e 13 por estupro de vulnerável. No ano passado, foram 02 feminicídios, 257 lesões corporais, 390 ameaças, 12 estupros, 33 estupros de vulneráveis, 0 assédio sexual, 04 importunação sexual.
No começo do mês, a Frente Parlamentar das Mulheres da Câmara de Ilhéus, realizou num encontro virtual. “ Fizemos esse levantamento de dados. “Nosso objetivo é reduzir os índices de violência", contou Enilda acrescentando que a frente é composta por oito vereadores.
Durante o bate-papo, Enilda revelou dados que revelaram que 70% das mulheres agredidas tem medo do agressor. “ O medo é paralisante. Antes da agressão física, vem a agressão verbal e agressão sexual. O tapa é consequência de uma série de agressões", disse.
“Precisamos de uma casa de acolhimento com aparato social para acolher a mulher e os filhos”, salientou. “Para quebrar o círculo da violência, por isso a importância de se falar sobre o assunto”, disse.
As reuniões da Frente Parlamentar das Mulheres acontecem na primeira segunda-feira de cada mês e atendem ao objetivo da Frente de ser um espaço de debate constante e permanente, onde as mulheres, compondo esta representação, possam elevar suas pautas a níveis mais práticos e concretos no que tange a formulação de leis no município de Ilhéus. Clique e ouça na íntegra a entrevista com Enilda Mendonça.
Deixe seu comentário para VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: “HÁ UM AUMENTO SIGNIFICATIVO EM ILHÉUS ”, AFIRMA VEREADORA ENILDA