As palavras CERTO e ERRADO vêm, ao longo deste novo século, ganhando conotações diferentes. Diz-se do CERTO aquilo que é verdadeiro, o correto, que não deixa dúvida. O CERTO é o CERTO. Já o ERRADO é aquilo que não é adequado, nem conveniente. Diz-se também se tratar de um equívoco! Mas, equívoco para quem? Quem pratica ou quem é vítima do erro?
Se hoje se diz que muita coisa certa é errada e muita coisa errada é que é a certa, como entender o que é certo, quando na verdade é errado? A sutileza com que as coisas são passadas para nós faz com que estejamos ao lado da coisa errada, acreditando ser a coisa certa. Parece um jogo de palavras, mas o fato é que estamos invertendo as coisas. Mas aí você pode dizer: “Só é enganado quem quer. Só faz o errado quem quer. Informação tem bastante”. É certo. O fato é como lidamos com tanta informação, já que muitos de nós não sabe diferenciar uma notícia falsa de outra verdadeira.
Tem um seriado sobre um assalto a Casa da Moeda da Espanha arquitetado por um grupo de pessoas que foram, de certo modo, injustiçados ao longo da vida. Por tudo que eles passaram ou fizeram, ao longo do seriado, a gente torce para que eles se darem bem e consigam realizar o assalto. Perceba que eles estão roubando e a gente torce para tudo dar certo. Ou seja, para que eles fiquem com o que não é deles. A gente até entende o bandido desde que não aconteça com você. Porque se acontece com você, a história muda.
O fato é que, o certo para você, que vive uma cultura como a de algumas tribos indígenas da África, Oriente Médio ou sudeste asiático em que há dois mil anos as mulheres são privadas do orgasmo através da chamada clitoridectomia, ou seja, um ritual de passagem ou iniciação em que se tira uma parte do clitóris em condições deprimentes de higiene, com tesouras, facas e navalhas, para mim é errado privar as mulheres do prazer sexual. Quem lhes deu este direito?
Eu podia até filosofar sobre a questão, já que desde a época de Sócrates até os dias de hoje o CERTO é o que diz a lei. O ERRADO é o que vai contra a lei. Certo ou Errado? Bem, depende da visão de um bom advogado.