Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

CPF

Se eu perguntar a qualquer cidadão brasileiro o que é um CPF, a grande maioria vai dizer que se trata de um número de identificação. Alguns até sabem que o CPF é um documento feito pela Receita Federal e que serve para identificar os contribuintes. O CPF possui uma numeração de 11 dígitos que serão para toda a vida e só mudam por decisão judicial. E, são diferentes para cada pessoa. Bem, até aqui nada de novo. A sigla CPF significa CADASTRO DE PESSOA FÍSICA. É o CPF que lhe dá o direito de fazer concurso público, se matricular em uma universidade, abrir conta no banco ou pedir um cartão de crédito. Mesmo quando você não pede, de repente, é surpreendido pelos Correios por um cartão novinho em folha.

E com um limite pomposo que lhe faz cair em tentação até você não conseguir pagar e ter seu CPF com pendência. Nas políticas públicas de cultura também existe um CPF. É este CPF que dá legitimidade às ações do governo. É este CPF que determina se a gestão vigente tem o propósito de investir em fomento ou retroceder para uma política de balcão. O CPF na Cultura é traduzido como CONSELHO, PLANO e FUNDO. Uma instância, o Conselho, responsável, entre outras coisas, pela fiscalização destes dois principais instrumentos de gestão, o Plano de Cultura e o Fundo de Cultura.

Um conselho despreparado se deixa engolir pela gestão que prima por uma política clientelista. Há também na religião cristã um CPF importantíssimo para todos aqueles que desejam seguir as escrituras sagradas. E este CPF pode ser encontrado na parábola dos dez talentos. Se quiser saber sobre esta parábola leiam Mateus 25:14-30 e vocês vão entender. Mas posso adiantar aqui que o CPF do cristão se traduz pela C-CAPACIDADE, P-PRODUTIVIDADE e F-FIDELIDADE. Três indispensáveis virtudes de um bom cristão. Enfim, o CPF está presente no nosso dia-a-dia. Ele diz tudo sobre você. Não importa onde você esteja. Ele te localiza, conhece todos os seus passos, porque tudo está interligado. Portanto, meu caro, não estamos sozinhos neste mundo.

Estamos conectados, rastreados e observados. Ou você acha que o CPF que te pedem para colocar na nota é para que? Fortalecer seu cadastro positivo das finanças? Garantir a troca de um equipamento? Se há um tempo atrás se dizia que o significado de CCE – Comecei Comprando Errado. Eu diria que o CPF significa Comissão Permanente de Fiscalização. Daí, melhor andar sempre na linha. O diacho é quando o trem resolve te pegar.

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 03/10/2019 08h27

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!