A cultura do cancelamento não é uma discussao propria do Brasil e isso precisa ficar claro. Entretanto, no Brasil, o debate ainda ocorre a passos lentos, pois a cultura descarrega uma serie de aspectos bem como: cancelar pessoas; cancelar ideias; e ate cancelar por simples motivo de não concordar com X opiniao ou quando essa opiniao nao é feita da forma como eu quero que seja. Eu gostaria de falar rapidamente sobre esta última, pois acho a mais frágil e menos coerente, enquanto as outras demandam um respeitoso debate:
A miscigenação brasileira não encerra no aspecto racial, mas transcende para aquilo que é cultural e, nesse sentido, o brasileiro não reage de maneira uniforme diante de um mesmo objeto, antes, ele reage a partir da sua cultura – aliás, por isso o “lugar de fala” se torna um dos conceitos mais importantes para pensar o Brasil. Contudo, alguns usuários das redes sociais não conseguem absorver esse aspecto e acabam, através dos algoritmos que esta?o longe da sensibilidade de tal percepção, violentando ao invés de convocando mudança. Sendo mais claro na minha abordagem de uma determinada parte da cultura do cancelamento, deixo alguns exemplos:
-ser cancelado pq não cancelou alguém
-ser cancelado pq não falou X coisa
-ser cancelado pq não falou de X coisa como a maioria falou
Apenas alguns exemplos para ventilar a reflexão, nós sabemos que há outros
Esse tipo de cancelamento como destacado, me parece uma tradução da violência a partir da linguagem. Isso me faz lembrar uma análise da brasileira Marilena Chaui sobre a ideologia burguesa. Ela percebeu que havia uma espécie de ideologia da competência, ou seja, “individuos supostamente competentes ensinariam os incompetentes a viverem”. Isso apontava para uma relação de opressão baseada na uniformidade QUE ENSINA e é aqui que ESTE TIPO DE CANCELAMENTO SE ESBARRA. Portanto, ser um “cancelador” desta categoria é um caminho perigoso, pois os frágeis critérios que se levantam para cancelar outrem servirão para o cancelamento de quem cancela. No fim, todos nós seremos cancelados, pois a complexidade da existencia não dará conta da uniformidade caprichosa.