Aguarde, carregando...

O Tabuleiro

Pawlo Cidade

Pawlo Cidade

RECLAMAR É BOM, MAS NEM SEMPRE

Existem pessoas que têm dificuldade de demonstrar o que sentem. Algumas até se esforçam, mas as coisas nunca saem como elas desejam. Um tom diferente, um toque exagerado é sempre uma ofensa para quem quer se aproximar. Antes de reclamar, procure trocar de lugar. Pelo menos por um instante. Sei que não é fácil bancar o psicólogo, compreender o que realmente afeta o outro. Mas, ao invés de contra-atacar, de usar as mesmas armas para ferir, faça como Cristo nos ensinou: dê-lhe a outra face.  

Eu tenho uma amiga que não consegue pedir perdão. Ela prefere se vingar, nem que leve dias ou meses. Como esperar melhora do outro se você sempre está fazendo as mesmas coisas que o outro faz? Outro dia ela postou um artigo de Marcel Camargo com o título: “É impossível ser feliz ao lado de quem reclama de tudo”. Eu posso até estar enganado, mas, tenho quase certeza de que ela postou o artigo porque leu apenas o título. Decerto ela queria mandar um recado. E se a pessoa que ela quisesse mandar um recado postasse algo do tipo: “Por que você não valoriza mais os momentos que estamos juntos?” 

O artigo fala de “círculo vicioso das lamúrias”. Mas o que faz o outro entrar neste círculo? Será que você se esforça para evitar as palavras que disparam o gatilho das lamúrias? Não quero aqui afirmar que você é a culpada ou o culpado pelo outro ser quem é, mas, muitas vezes, podemos ser a causa, não o efeito. O problema é que a pessoa que reclama do reclamante cria uma barreira e nada do que o outro disser surtirá efeito. Como diz o artigo: “nada as convencerão de que muitas causas de suas queixas infinitas se encontram nelas mesmas”.  

Se você é desse tipo que reclama das coisas que o outro sempre faz, mesmo que para o outro lhe pareça o certo, silencie. Faça de conta que é natural. Só não repita os erros do outro querendo mostrar na prática o que ela faz. Eu até tentei fazer isso uma vez, mas me arrependi. Faça a diferença. Seja diferente. O tempo é o melhor remédio para mostrar onde estavam os erros. Não se trata aqui de quem tem ou não razão. Afinal, reclamar também é bom. Ruim é viver mesmo reclamando sempre.  

Por: Redação O Tabuleiro
Dia 27/01/2020 09h37

Veja mais colunas de Pawlo Cidade:

Confira mais artigos relacionados e fique ainda mais informado!