Semana passada eu publiquei um texto no Facebook falando de uma dúzia de coisas importantes na vida da gente. No entanto, separei algumas que considero essenciais. A primeira delas é “amar e ser amado”. Nada é tão gratificante quando se tem um amor que é correspondido. Quando se ama, as coisas são mais coloridas, os dias são mais alegres, as noites são mais saborosas. E quando tudo que você dá, recebe em dobro, o poeta Luís de Camões nos brinda com estes versos:
“É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.”
A segunda coisa essencial da vida é “estar bem consigo mesmo”. Sei que é uma redundância, mas estar bem com si mesmo é tudo de bom! Dormir e acordar em paz, é fantástico. Uma terceira coisa está ligada diretamente ao seu trabalho, ou seja, “fazer o que você gosta”. Quando a gente faz o que a gente gosta, não existe segunda-feira, domingo ou feriado.
A primeira delas, “amar e ser amado” pode desencadear as demais, porém, há mais três coisas que forjam direitinho o seu caráter: o trabalho, o compromisso e a responsabilidade. E mais três lhe torna um Homem ou uma Mulher melhor: Fé, Humildade e Esperança.
Entretanto, existem também, três outras coisas que lhe deixam com um sorriso estampado no rosto. Primeira delas: “Ter amigo na praça”. Quem tem amigos, tem um tesouro. Segundo: “Saúde”. Muita saúde para não ter que depender da força alheia. “Sem saúde, não se brinca”, não é meu amigo Carlos Pacheco? Saúde é fundamental. E, por fim, uma coisa que ninguém fica de cara feia quando tem: “Dinheiro no bolso”.
Para finalizar, cheguei à conclusão de que a felicidade é uma dádiva de Deus. Já, a busca pela felicidade, é um projeto do Homem.